Tempero caseiro para substituir o sal em sua dieta

Hoje iremos ensinar uma receita muito boa de um tempero caseiro para substituir pelo sal, que tanto faz mal ao nosso organismo. Nós mesclamos este temperinho com o sal do himalaia para cozinhar em casa. E é uma delícia!

Benefícios do Alecrim

O alecrim, originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.

Também chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.

A erva é considerada um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.

Benefícios do Manjericão Desidratado

O manjericão é uma erva altamente nutritivo. Ele fornece cerca de 20 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele contém óleos essenciais que fornece aroma calmante e benefícios à saúde. Ele é uma fonte de fibra dietética, de proteína e contém principalmente água.

Vários vitaminas como a vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K pode ser encontrado na mesma. Manjericão é também uma boa fonte de minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio.

Benefícios do Orégano

Os Benefícios do Orégano Para Saúde são gigantescos, além de dar um sabor especial na comida. O Orégano é uma erva popular que muitos pensam, que sua única finalidade e realçar o sabor nos alimentos, mas na verdade, esta erva, com o nome científico de “Origanum vulgare“, tem uma riqueza de benefícios para saúde que a maioria das pessoas não imaginam.

Além disso, Orégano tem sido uma parte valiosa na culinária e na medicina alternativa por milhares de anos. O Orégano é, na verdade, intimamente relacionado com Hortelã, e seu gênero é realmente da mesma família como “Mentha”.

Por esta razão, os dois compartilham muitos dos mesmos nutrientes e dos mesmos benefícios para saúde. As folhas de orégano são a parte mais utilizada da planta, mas, estranhamente, o aroma e sabor das folhas é muito maior quando a erva é seco do que quando as folhas são frescos, que é um pouco incomum para uma erva.

Benefícios do Sal rosa do Himalaia

  1. Melhorar a digestão
  2. Fortalece o corpo porque contém até 84 minerais saudáveis
  3. Desintoxica o organismo
  4. Equilibra o pH reduzindo a acidez do organismo
  5. Reduz a pressão arterial
  6. Relaxa os músculos e combate o cansaço
  7. Purificar o ar
  8. Trata doenças respiratórias
  9. Melhora o sono
  10. Promove a saúde das artérias
  11. Regula a hidratação do organismo
  12. Alivia dores de cabeça

Agora vamos a receita

O ideal é você ter uma balança de cozinha em casa, assim você mede tudo direitinho, mas se não tiver, use uma colher. Tudo tem que estar igual na receita para ficar na medida certa do sabor.

Ingredientes

  • 20 gramas de alecrim desidratado
  • 20 gramas de manjericão desidratado
  • 20 gramas de orégano desidratado
  • 10 gramas de sal rosa do Himalaia

Use uma balança para calcular com precisão os 20 gramas de cada ingrediente. Mas, se não tiver, use como medida uma colher de sopa cheia no caso das ervas e, no caso do sal, meia colher.

Modo de preparo

  • Liquidifique bem todos os ingredientes.
  • Armazene o sal de ervas num vidro fechado.

Utilize-o como substituto do sal comum em todas as receitas. A quantidade é a mesma que você utilizaria de sal comum.